segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como organizar uma festa infantil


A organização de qualquer evento exige dedicação e atenção aos detalhes, e estes pontos também devem ser respeitados quando resolvemos preparar uma festa infantil, seja ela para poucas ou muitas pessoas.

O planejamento abaixo é necessário para que a festa aconteça de forma harmoniosa:

- Escolha da data, horário e local: fundamental para a partir desta escolha, contratar os serviços necessários como buffets, decorações, fotógrafos, etc. Ao escolher a data, verifique no calendário os feriados para não correr o risco dos convidados não estarem presentes, atenção também ao horário, as festas infantis, em geral, acontecem no período vespertino, para que as crianças aproveitem ao máximo a festa. O local deve ser escolhido com cuidado, considere a infra estrutura, segurança e suas instalações, sempre faça uma visita antes de fechar o contrato.

- Defina o tema: ela deve ser feita com no mínimo 60 dias antes da data da festa, pois no caso de locação dos materiais corremos o risco do fornecedor não ter a disponibilidade para aquela data, sendo assim reserve o quanto antes. Conforme a idade da criança, é interessante perguntar a ela qual o tema desejado.

- Elaboração da lista de convidados e execução dos convites: sempre de acordo com o tema, eles podem ser tradicionais como os feitos em papel e envelopes, ou mais modernos, entregues com doces e guloseimas.

- As lembrancinhas: bem como os convites, costumam ter as características do tema escolhido, podem ser entregues ao final da festa ou deixadas sobre a mesa, fazendo parte da decoração. Em algumas festas, são feitas lembrancinhas para os adultos e outras para as crianças, neste caso, verifique o material, a lembrancinha deverá ser segura para as crianças e em quantidade suficiente para todos os convidados, no caso de doces, estes devem ser entregues na saída dos convidados. Não esqueça de separar algumas para você!

- Escolha dos profissionais: este ítem deve ser feito com muito cuidado e com antecipação pois além de escolher com calma e diminuir a margem de erro, as formas de parcelamento do valor serão facilitadas. Local do evento, buffets, decorações, animadores, fotógrafos, profissionais que fazem os convites e as lembrancinhas, devem ser selecionados levando em consideração o nível de profissionalismo de cada um deles, sempre que possível, visite o local que estão estabelecidos considerando organização, estrutura, formas de atendimento.
No caso da alimentação, se possível, faça uma degustação e escolha o cardápio lembrando que as crianças merecem atenção neste quesito. Exija sempre um contrato e que ele seja de fácil entendimento, verifique todas as cláusulas minuciosamente.

Depois de tudo pronto é só aproveitar ao lado do aniversariante!!!

Boa festa!!!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Casamento em chácara, qual o traje certo?




As cerimônias realizadas em chácaras e durante o dia, requerem a mesma atenção, formalidade e elegância dadas ao detalhes das cerimônias feitas em locais fechados e a noite.
Ao escolher o traje para uma cerimônia feita durante o dia, verifique o horário, pois ele é que vai determinar o que deve ser usado.
Os trajes como tailleurs, elegantes macacões, conjuntos de saias e blusas ou vestidos (curtos ou longuetes, deixe os longos para as madrinhas e mães dos noivos), podem ser usados durante o dia. Fique atenta aos tecidos que podem ser leves, com cores claras ou conter estampas como florais, caso o evento seja no inverno, utilize cardigans, casacos ou pelerines.
Os saltos dos calçados devem ser mais baixos para que não seja um incômodo ao caminhar no gramado.
Os casamentos marcados para o período vespertino ou a noite, permitem aos convidados a utilização dos trajes com bordados e brilhos bem como acessórios mais sofisticados.
Aproveite as cerimônias diurnas para vestir-se com muita elegância mas sem perder a liberdade de escolha que este tipo de evento permite.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O convite, tão importante quanto a sua festa


A organização de uma festa envolve vários detalhes que devem ser providenciados com muito carinho para que seu evento seja realmente um sucesso.
O primeiro deles é o convite, que pode ser elaborado de diversas formas, conforme a situação como o tempo que antecede o evento e a formalidade ou informalidade.
Quando o evento exige uma celebração especial como casamentos, bodas, batizados, festa de quinze anos, etc, o convite deverá ser feito em papel de boa qualidade, bem como sua impressão, com o texto em fonte (letra) clara e elegante e entregue em mãos, sempre que possível.
Nas pequenas comemorações, como jantares entre amigos, ou aniversários feitos para pequenos grupos, o convite poderá ser feito pessoalmente ou por telefone.
A utilização dos meios cibernéticos, como redes sociais, e-mail ou sites de convites, são considerados "modernos" mas deselegantes, desta forma, utilize-os apenas para amigos muito próximos ou nas comemorações no ambiente de trabalho, como happy hour.
Para todos estes casos, nunca se esqueça de ser o mais claro possível com as informações do seu convite, sempre devendo constar local, data, horário, tipo de festa e, se necessário, o traje e o telefone para confirmação da presença.

A lista de convidados também deve ser feita com atenção, onde seus parentes e amigos próximos devem ser os primeiros a serem lembrados, logo em seguida acrescente seus companheiros de trabalho e da escola/faculdade.

Com estas dicas tenho certeza que seu evento será um sucesso!